Notícias/Blog

O uso de tecnologia na fabricação de produtos de cosméticos

A tecnologia tem ganhado cada vez mais espaço no dia a dia das pessoas, seja dentro de casa, dos escritórios ou nos laboratórios.

Por isso, a fabricação de produtos cosméticos não poderia ficar de fora das novidades no mercado. Afinal, com sua grande evolução, a cosmiatria é uma área com uma expansão rápida e grandiosa.

O Brasil é um dos países que, além de ter um dos maiores consumos em saúde estética, também está cada vez mais interessado na fabricação de produtos veganos, que não realizam testes em animais (cruelty free) e que tem um baixo impacto ao meio ambiente.

Dessa forma, as novas tecnologias são de grande ajuda para a produção dos cosméticos. Mas de que forma a tecnologia pode auxiliar nessa fabricação?

Os tratamentos estéticos atuais possuem ingredientes ativos que permitem maior grau de eficácia e resultados mais rápidos, promovendo mais proteção e com menos efeitos colaterais.

É possível observar isso nos tratamentos mais comuns como os antioxidantes, antigravitacionais, antipoluição, etc. E essas melhorias nos procedimentos são possíveis por conta da Nanobiotecnologia.

Nanobiotecnologia na cosmiatria

Em resumo, a nanobiotecnologia é uma ciência responsável pela sintetização de uma matéria para que ela possa ser organizada em uma estrutura diferenciada, menor. Dessa forma, ocorre a criação de partículas em uma escala nanométrica.

Na fabricação de produtos cosméticos, a nanobiotecnologia é utilizada como pequenas partículas que compreendem os princípios ativos necessários para o tratamento.

Pelo fato dessas partículas serem tão minúsculas, elas são capazes de penetrar mais profundamente na pele, o que intensifica os efeitos do tratamento.

Além disso, é graças à nanobiotecnologia que os tratamentos possuem maior duração, por seu efeito long-lasting, responsável por liberar os ativos por mais tempo.

Porém a nanobiotecnologia não é a única forma de utilização da tecnologia na fabricação de produtos cosméticos.

Tecnologia na produção de cosméticos

Os saltos tecnológicos que surgiram no ramo da cosmetologia tornaram essa área uma das mais buscadas, tanto por pacientes como por profissionais que desejam se especializar na área.

E junto com a nanobiotecnologia outros tipos de tecnologia impulsionaram o ramo, entre elas estão:

  • Biomiméticos;
  • Probióticos;
  • Ativos “Like Effect”;
  • Ativos Epigenéticos, etc.

Além disso, a tecnologia aplicada na cosmiatria vai além dos procedimentos em si, pois a aparelhagem utilizada também passa por várias atualizações tecnológicas de acordo com as novidades que vão surgindo.

Por isso, é muito importante para quem trabalha ou deseja trabalhar na área estar sempre atualizado.

Por que me especializar?

A especialização é a porta de entrada para o profissional que deseja elevar sua carreira.

Com a pós-graduação em Saúde Estética do IEPG, o aluno termina o curso totalmente preparado para o mercado de trabalho.

Além disso, 50% das aulas são práticas, o que torna o profissional totalmente apto para atuar em indústria de fabricação e tercerização,distribuidores de insumos e de cosméticos, educação e área de estética e entre outos.

Se você deseja se especializar em Cosmetologia, entre em contato com nossa equipe e realize já sua matrícula!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Últimos Posts

Piso salarial da enfermagem: o que preciso saber?

Cuidar da estética ajuda a saúde mental

A telemedicina na Farmácia Hospitalar

Tempo seco e cuidados com a pele