Notícias/Blog

Hotelaria hospitalar, hospitalidade e home care: o que são?

Ao falar em atendimento à saúde, a primeira coisa que os pacientes buscam é um local em que possam se sentir bem durante o atendimento e tratamento.

E os profissionais da saúde têm se especializado, cada vez mais, para poder cuidar do enfermo de uma forma mais acolhedora e humanizada.

Por isso, a hotelaria hospitalar, a hospitalidade e o home care estão se tornando cada vez mais comuns e procurados, para maior conforto do paciente.

Porém, você sabe o que significa cada uma dessas expressões? Hoje vamos falar um pouco sobre cada uma delas e quais suas vantagens.

O que é a hotelaria hospitalar?

A hotelaria hospitalar pode ser definida como um conjunto de funções realizadas por profissionais que atuam junto ao atendimento médico. Dessa forma eles trazem mais conforto ao paciente.

Normalmente essas funções são encontradas em hotéis, como por exemplo, serviço de quarto e limpeza, frigobar, entre outros atendimentos que trazem comodidade.

Assim, tanto o paciente como o acompanhante se sentem mais acolhidos e há até uma melhora na velocidade do tratamento, uma vez que o local perde aquele clima de “hospital”.

Apesar de não ser um serviço necessariamente essencial para o tratamento do paciente, a hotelaria hospitalar oferece mais conforto e acolhimento no momento de recuperação.

Com profissionais prontos para atender e tornar um momento complicado, um pouco mais tranquilo de vivenciar.

O que é a hospitalidade?

Pode-se dizer que a hospitalidade está inserida tanto na hotelaria hospitalar quanto no home care.

Ela se caracteriza por aspectos no cuidado do paciente como o ato de realizar um atendimento humano escutando sobre suas dores e preocupações, além disso, entretê-lo, oferecer um acolhimento, hospedagem e alimentação.

A hospitalidade diz respeito ao bem estar da pessoa, considerando-o prioridade sempre.

Como funciona o home care?

Traduzido do inglês, “home care” significa cuidado em casa, ou seja, o próprio nome já diz bastante sobre como é feito esse tipo de tratamento.

Alguns pacientes que possuem um quadro clínico estável e/ou recebem alta, mas precisam continuar com um tratamento podem buscar por esse método.

Quem precisa do home care tem em casa profissionais contratados 24h para o auxílio. Isso beneficia não somente o paciente, mas também os familiares que estão juntos à ele.

O home care é vantajoso para a recuperação mais rápida, pois a pessoa fica perto de todos que ama, além de estar no conforto do próprio lar.

Principal objetivo desses métodos.

Como visto acima, o objetivo principal da hotelaria, hospitalidade e home care é fazer com que o paciente sinta-se acolhido, tenha mais conforto e possa receber o melhor tratamento.

Os três métodos trabalham com um atendimento humanizado e personalizado de acordo com a necessidade de cada paciente. Além disso, todos buscam uma aceleração no tratamento, devido ao bem-estar.

Faça você a diferença na vida dos pacientes e especialize-se com o melhor curso de MBA em Gestão Hospitalar!

O IEPG Pós-Graduação oferece o curso que tem como prioridade uma metodologia didática a fim de que o aluno saia apto a atuar no mercado de trabalho.

Aproveite as vagas abertas e venha já conhecer.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Últimos Posts

Piso salarial da enfermagem: o que preciso saber?

Cuidar da estética ajuda a saúde mental

A telemedicina na Farmácia Hospitalar

Tempo seco e cuidados com a pele