Notícias/Blog

Estudo citopatológico: o que é e quais são os exames?

Para entender bem o que é um estudo citopatológico, primeiro precisamos entender  a citopatologia.

Ela é uma ciência e seu nome vem da junção de duas palavras: cito e patologia. Cito significa “células”, já a patologia significa “o estudo de doenças”.

Dessa forma, a citopatologia nada mais é do que um estudo aprofundado sobre as doenças que podem acometer as células de nosso corpo.

Falando de outra forma.

O estudo citopatológico observa amostras de células, através de uma visão microscópica, a fim de encontrar modificações celulares ou presença de microorganismos, que podem causar doenças.

Como funcionam os exames?

Os exames citopatológicos possuem algumas vantagens, pois, além de apresentarem um baixo custo, são eficazes e não causam nenhuma situação invasiva, nem traumática.

Afinal, as células analisadas são retiradas de forma indolor, de qualquer órgão necessário para a análise.

As principais formas de realização dos exames são por meio de esfregaços, raspagens, centrifugação de líquidos, aspirações, entre outros.

Após fazer a colheita das células, elas são dispostas em lâminas de vidro e analisadas através de microscópios. Isso facilita a identificação de modificações em suas estruturas e/ou presença de microorganismos.

Além disso, por ser um exame simples de se realizar, ele pode ser feito em consultórios, em clínicas, laboratórios, etc.

Quais os principais exames citopatológicos

Existem diversos exames conhecidos que fazem parte dos estudos citopatológicos. Alguns deles são:

  • Papanicolau;
  • Secreção de cistos mamários;
  • Citologia urinária;
  • Trato respiratório e gastrointestinal;
  • Raspado de lesões bolhosas e diversas, etc.

Esses exames podem ser realizados por diversos profissionais da saúde como: biomédicos, biólogos, ginecologistas, especialistas em citopatologia clínica, entre outros profissionais que tenham se especializado para atuar nessa área.

Por que tenho que me especializar?

Não é novidade para ninguém que novas tecnologias surgem a todo momento em nossa sociedade.

Por isso, é importante que os profissionais sejam qualificados e especialistas na área para conferir aos pacientes o melhor serviço com menos custo e mais eficácia.

Tendo isso em mente, o IEPG Pós-Graduação oferece o curso de Citologia Clínica com o melhor corpo docente, atuante no mercado.

Com aulas teóricas e práticas, o aluno finaliza o curso altamente capacitado para agir e fazer a diferença em seu ramo de atuação.

Aproveite que as turmas estão abertas e venha fazer parte da nossa equipe!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Últimos Posts

Piso salarial da enfermagem: o que preciso saber?

Cuidar da estética ajuda a saúde mental

A telemedicina na Farmácia Hospitalar

Tempo seco e cuidados com a pele